FACSM concebe a Educação como um processo voltado à formação social, científica e acadêmica nas diversas áreas do saber humano, integração que se estabelece pelo tripé “ensino, iniciação científica e extensão”.
Nesse contexto, a FACSM se propõe a ir ao encontro de um elevado padrão de qualidade educacional, desenvolvendo alternativas que gerem uma sólida capacitação humanística, técnica e profissional, permitindo aos seus alunos a inclusão no mercado de trabalho altamente competitivo.
O compromisso vai além, eles devem ser capazes de intervir, com competência humanística, técnica e profissional, nas atuais demandas de trabalho.
Na área acadêmica, a FACSM destaca suas políticas para cada modalidade de ensino buscando a qualificação, dinamização, diversificação e ampliação de oportunidades que resultem na melhoria da qualidade acadêmica e de sua contribuição ao desenvolvimento humanístico, tecnológico e social nas regiões de sua abrangência bem como em caráter nacional.
Para alcançar um ensino qualificado, promove:
- a indissociabilidade das dimensões do ensino, iniciação científica e extensão, sendo assegurado pelo projeto pedagógico de cada curso, promovendo a flexibilização dos currículos, interdisciplinaridade e avaliação/aprimoramento constantes;
II.a constante atualização dos projetos pedagógicos dos cursos (graduação e pós-graduação Lato Sensu), envolvendo a reformulação curricular, a atualização das competências a serem alcançadas e o perfil dos alunos egressos;
III. garante, nos múltiplos espaços em que se desenvolvem as atividades acadêmicas, da convivência com a pluralidade das áreas de saber e de formação, com as diferenças sociais, intelectuais, culturais e étnico-raciais, com questões e temas relativos à cidadania, ética e cultura e com as diversas formas de concretizar o processo de produção, transmissão e socialização do conhecimento;
- reconhecimento da atividade de estágio, para os cursos que tem previsão, como dimensão indissociável do processo de formação do estudante, assegurada pela supervisão acadêmica e profissional, pela articulação do estágio através do intercâmbio entre ensino e mercado de trabalho, fortalecendo a articulação entre a teoria e a prática;
- avaliação institucional interna, avaliará as habilidades e competências solicitadas, os princípios definidos para a Educação quanto a seus currículos com objetivo de atender as necessidades oriundas do mercado de trabalho, ou seja, as competências traduzidas na aplicação, na gestão de processos de produção de bens e serviços, e no desenvolvimento de uma atitude voltada para ao desenvolvimento de novas práticas de trabalho nas organizações.
- promover a conscientização dos estudantes sobre a importância da formação continuada em um contexto de profundas e rápidas mudanças, cuja expansão, atualização e especialização são contínuas.
VII. garantia da qualidade na graduação, por meio da oferta de condições adequadas, que permitam a atualização constante e aprimoramento técnico-pedagógico.
VIII. estabelecer critérios de sustentabilidade para novos cursos, que deverão ser acompanhados de estudos de avaliação das demandas e necessidades da sociedade, com metas claras de desempenho de curto, médio e longo prazo, promovendo discussão sobre o futuro da Faculdade com os docentes das várias áreas, para estabelecimento de planos de crescimento e qualificação;
- políticas de manutenção e de sustentabilidade dos cursos existentes a partir de uma política de desenvolvimento de iniciação científica, como dimensão articulada ao ensino, fortalecendo a Iniciação Científica e demais atividades de investigação dos cursos, como, trabalhos de conclusão de curso, monografias e projetos.
Os cursos de pós-graduação serão constituídos por um ciclo de atividades regulares que visarão aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e desenvolver a capacidade criadora, conduzindo a uma pós-graduação lato sensu, com cursos de especialização ou aperfeiçoamento, regulamentados por Resoluções Específicas.
Os esforços para a construção de uma proposta educacional ressaltam a necessidade da adoção de um paradigma de educação que crie condições de ensino-aprendizagem visando à formação integral do acadêmico. Esta proposta baseia-se nos quatro pilares da educação contemporânea definidos pela UNESCO (1999) como referenciais orientadores a formação no contexto do século XXI: “aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a viver juntos”.
Para concretizarem-se no processo educativo os referenciais propostos, torna-se necessário entender que o processo de ensino e aprendizagem deve caminhar ao lado de uma metodologia que estimule a capacidade de questionar e, através do questionamento competente, de intervir na realidade. Entender que aprender é estar envolvido na interpretação e produção de dados culturais, sociais e econômicos da sociedade, e, partir da realidade, poder problematizar o conhecimento, envolvendo professores, tutores e o aluno na tarefa de investigação que tem origem ou se destina à prática social e profissional.
Isso significa dizer que a metodologia da dialética é um caminho capaz de desenvolver as habilidades e competências necessárias à solução dos problemas advindos da constante mudança da sociedade. Tal metodologia deve levar a uma formação em que o aluno é sujeito ativo do processo de aprendizagem/ensino. Essa é uma exigência que supõe novos papéis aos docentes e educandos e uma forte relevância ao nosso contexto social como vemos:
Uma metodologia na perspectiva dialética entende o homem como um ser ativo e de relações. Assim, entende que o conhecimento não é “transferido” ou “depositado” pelo outro (conforme a concepção tradicional), nem é “inventado” pelo sujeito ( conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. Isto significa que o conteúdo que o professor apresenta precisa ser trabalhado, refletido, reelaborado, pelo aluno, para se constituir em conhecimento dele. Caso contrário, o educando não aprende, podendo quando muito, apresentar um comportamento condicionado, baseado na memória superficial (INEP, 2008).
Em síntese, a FACSM dará prioridade ao aperfeiçoamento constante e profundo de sua atividade acadêmica, buscando não só consolidar como ainda melhorar com substância seus processos e resultados educacionais e de produção acadêmica.